Presidente acredita em consenso para o Código Florestal
O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou que assim que terminarem os trabalhos da Câmara de Negociação do Código Florestal - criada para buscar consenso acerca do projeto -, ele trabalhará para levar o projeto à votação do plenário. "É importante ressaltar que a nossa intenção não é só colocar na pauta a proposta do Código Florestal, mas é colocar e aprovar o novo Código. E é esse o esforço que estamos fazendo", garantiu. O parlamentar afirmou que sua expectativa é de que o projeto entre na pauta ainda neste mês.
Durante esta terça-feira (05), o presidente Marco Maia realizou agendas relacionadas ao tema. Pela manhã, o deputado recebeu Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente. Izabella informou ao parlamentar que o governo está acompanhando os trabalhos da câmara de negociação e que afirmou que já há consenso acerca de 90% dos pontos abordados no projeto. "Deixei claro que nós não temos nenhuma posição de sermos contrário a qualquer produção agrícola, a qualquer produção sustentável. Estamos trabalhando para beneficiar o meio ambiente e acolher os agricultores", afirmou a ministra após a reunião.
À tarde, o presidente da Câmara reuniu-se ainda com representantes da bancada ruralista e dos produtores de diversos estados. Também participou do encontro a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). A comitiva solicitou ao presidente que o projeto do Novo Código Florestal seja levado para a pauta da reunião de líderes da próxima semana, caso haja acordo ao fim dos debates da câmara de negociação.