Parlamentos do Brasil e da Etiópia estreitam relações políticas

No encontro, os presidentes dos parlamentos destacaram que o Brasil é uma das maiores democracias do mundo. Marco Maia lembrou que o nosso país vive um momento ímpar na história.
26/04/2012 17h06

Rodolfo Stuckert

Parlamentos do Brasil e da Etiópia estreitam relações políticas

Nesta quinta-feira (26), o presidente da Câmara, Marco Maia, recebeu o Presidente do Conselho de Representantes do Povo da República Democrática da Etiópia, Abadula Gemeda, e delegação. Essa é uma visita de intercâmbio cultural, político e econômico.

 

Durante a reunião, Marco Maia ressaltou o aprofundamento das relações econômicas e sociais entre Brasil e países africanos ocorrido nos últimos anos, estimuladas pelo ex-presidente Lula e continuadas pela presidenta Dilma, e também o estreitamento entre os parlamentos.

 

Os parlamentares etíopes elogiaram ainda a experiência democrática brasileira e destacaram que a Etiópia tem muito a aprender com o Brasil. Marco Maia respondeu que o País vive um momento ímpar, com possibilidades de melhoria da qualidade de vida da população e de melhor distribuição de renda. “O Brasil é um dos países mais democráticos do mundo. Nós temos eleições diretas, um Parlamento que exerce em sua plenitude a democracia e uma estrutura de governo com instituições democráticas. Não há qualquer tipo de movimento que leve a um retrocesso da democracia no Brasil”, afirmou Maia.

 

Gemeda lembrou que a Embaixada da Etiópia no Brasil foi aberta em Brasília no ano passado e que as embaixadas podem ser usadas como “pontes” para o intercâmbio entre os países. O representante etíope também disse que a embaixada brasileira é muito ativa e atuante na sua capital, Adis Abeba.