Pais de alunos com deficiência pedem aprovação de PEC que garante educação especial
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, reuniu-se nesta quarta-feira (25) com a deputada Érika Kokay (PT-DF), pais de pessoas com deficiência e representantes de movimentos de defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
O grupo pediu a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 347/2009, que garante acesso a educação especializada, preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com deficiência sem imposição de idade máxima. Atualmente, ao completar 18 anos, muitos jovens são impedidos de prosseguir na educação básica.
Marco Maia afirmou que a Câmara ainda não votou PECs este ano porque os partidos ainda estão buscando acordo sobre quais matérias levar a Plenário. "Temos que fazer este ajuste com os líderes para que uma matéria mais polêmica não impeça a votação de outras nas quais já há consenso. Ultimamente, estivemos muito envolvidos com a votação do Código Florestal, mas acredito que nos próximos dias conseguimos encontrar uma solução para isso", declarou. O presidente pediu ainda que o grupo dialogasse também com o Executivo e com os líderes partidários para buscar os acordos necessários para a votação da matéria.