Nota de pesar pelo falecimento do ex-vice-presidente, José Alencar
É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-vice-presidente da República e grande empresário deste País, José Alencar. Todos acompanhamos com solidariedade e admiração a luta deste brasileiro contra o câncer, por mais de 13 anos. Em nenhum momento José Alencar se furtou a suas obrigações com o Brasil, seja como empresário da maior indústria têxtil nacional, seja como senador ou como vice-presidente da República.
Mesmo passando por 17 cirurgias e diversas internações, Alencar manteve o bom humor e a fé, outra de suas grandes características, além da devoção ao trabalho. Todos torcemos juntos com o ex-vice-presidente para que recuperasse a saúde e, ao lado do Presidente Lula, descesse a rampa do Planalto. Ainda que não pudesse sair de São Paulo, onde estava hospitalizado, Alencar nos emocionou a todos ao vestir o terno que usaria na posse da presidenta Dilma Rousseff.
Durante toda a sua vida, José Alencar foi um guerreiro: desde os 14 anos, quando começou a trabalhar como vendedor, até alcançar sucesso como um grande empresário de Minas e do Brasil. Como político, sua habilidade, serenidade e temperamento conciliador deixaram uma marca distintiva no País. Ao mesmo tempo, jamais abdicou de seu engajamento e de suas convicções a respeito do desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Aos familiares, a solidariedade e admiração de cada um dos deputados e deputadas. Solidariedade pois a perda é irreparável e admiração pois José Alencar nos deixa um exemplo e uma lição: exemplo de generosidade humana e de grandeza moral, lição de conduta ética e de amor ao Brasil. A homens assim, só podemos homenagear com GRATIDÃO, essa "palavra-tudo", na expressão do poeta Drummond, mineiro como ele. Obrigado, José Alencar!
Deputado MARCO MAIA
Presidente da Câmara dos Deputados