Marco Maia se reúne com presidente da Câmara mexicana
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), esteve reunido com o presidente da Câmara de Deputados mexicana, Jesús Murillo Karam, nesta quinta-feira, 11, na cidade do México. Os parlamentares trataram sobre políticas bilaterais entre os dois países. O presidente do Legislativo mexicano comprometeu-se a constituir um Grupo Parlamentar México-Brasil. Marco Maia convidou o presidente Karam a visitar o Brasil e iniciar a cooperação entre os Parlamentos. O presidente da Câmara brasileira ainda foi homenageado no plenário do Congresso mexicano.
Na sexta-feira, 12, o presidente Marco Maia participou do Seminário Internacional Brasil/México, com o tema “Os Desafios da Economia Latino-Americana”, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais. Em seu discurso, Marco Maia criticou a política adotada pelos países ricos para o enfrentamento da crise econômica mundial. “Em geral, a estratégia seguida pelas nações desenvolvidas, de austeridade fiscal desacompanhada de políticas pró-crescimento, tem-se revelado ineficaz. Obtêm-se como resultado o aprofundamento da recessão e o aumento do desemprego”, afirmou o presidente da Câmara.
Marco Maia destacou as medidas adotadas pelo governo brasileiro para estimular os investimentos públicos e privados, aumentar a competitividade da economia e fortalecer o mercado interno. Entre as iniciativas estão a redução da taxa básica de juros, a expansão do financiamento ao investimento pelo BNDES, a criação de novas linhas de financiamento e a expansão do crédito habitacional da Caixa Econômica Federal, a redução da dívida do setor público, os investimentos em infraestrutura e do PAC e as concessões em ferrovias e rodovias.
O presidente da Câmara ainda reforçou o papel do Poder Legislativo na modernização dos instrumentos econômicos, como a regulamentação do regime de previdência do servidor público, o cadastro positivo e a nova lei da defesa da concorrência, num total de 256 proposições aprovadas nesta Legislatura.
“A atuação da Câmara dos Deputados reflete o reconhecimento da necessidade da tomada de decisões em favor da competitividade da economia brasileira. Reflete, também, a disposição dos parlamentares em dialogar com a sociedade, empreendendo todos os esforços possíveis para a construção de uma economia mais forte e competitiva, com capacidade de crescimento sustentável no longo prazo”, discursou Marco Maia.