Marco Maia reúne-se com membros do Partido Comunista da China

O objetivo do encontro foi intensificar as relações de cooperação mútua. Os chineses afirmam que tem interesse em desenvolver seus empreendimentos no Brasil.
16/06/2011 14h05

Rodolfo Stuckert

Marco Maia reúne-se com membros do Partido Comunista da China

Nesta quinta-feira (16), o presidente da Câmara, Marco Maia, recebeu membros do Comitê Central do Partido Comunista da China (CCPCC), o embaixador da China em Brasília, Qiu Xiaoqi e o vice-presidente da Comissão de Assuntos Políticos e Jurídicos do CCPCC, Wang Lequan.

Em 1993, Brasil e China desenvolveram sua primeira relação estratégica. Intensificaram a troca de visitas, confiança mútua na política e as relações econômicas e sociais tem crescido de forma rápida nos últimos dez anos. Segundo Wang Lequan, a China é um dos maiores parceiros econômicos do Brasil e a cooperação está em expansão.

"Brasil e China são países em desenvolvimento e que estão criando grande influência na conjuntura política e econômica internacional. O setor empresarial chinês tem grande interesse em desenvolver seus empreendimentos no Brasil", ressaltou Wang Lequan. Lequan disse que as áreas de interesse da China estão relacionadas à exploração de minas e produção agrícola.

"O parlamento brasileiro está conectado para aprofundar essa relação bilateral com a China. O Brasil e a China são países que irão exercer um papel estratégico no mundo nos próximos anos, por isso a importância de estabilizar essa parceria que visa crescimento econômico e social", afirmou Maia.

Marco Maia relatou à comitiva chinesa sobre o bom momento que o Brasil passa, de crescimento econômico e social, controle da inflação e políticas voltadas ao desenvolvimento do país.