Marco Maia recebe o governador do Espírito Santo

Em pauta, projetos na área de segurança em tramitação na Câmara que podem aperfeiçoar o sistema prisional brasileiro.
06/04/2011 18h35

Rodolfo Stuckert/Agência Câmara

Marco Maia recebe o governador do Espírito Santo

O presidente da Câmara, Marco Maia, recebeu nesta quarta-feira (6) o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em visita de cortesia. Casagrande veio acompanhado pelos deputados da bancada capixaba: Rose de Freitas (PMDB), vice-presidente da Casa, Camilo Cola (PMDB) e Paulo Foletto (PSB).

O governador manifestou preocupação com o modelo do sistema prisional brasileiro e usou o Espírito Santo como exemplo para demonstrar a superlotação dos presídios. "Atualmente, temos pouco mais de 11 mil presos e se continuarmos no ritmo atual, serão 14 mil até o fim do ano. Todos os estados estão com esta dificuldade para abrigar dignamente seus presos. Os presídios simplesmente não suportam isso", explicou. Casagrande avaliou que alguns projetos em tramitação na Câmara podem contribuir para a reversão deste quadro, como o que altera o Código de Processo Penal (Projeto de Lei do Executivo 4208/01) e propõe mudanças na aplicação de medidas cautelares e o fim da prisão especial e os projetos que aperfeiçoam o sistema de monitoramento eletrônico de presos, entre outros.

Marco Maia ressaltou que a área da segurança é uma das prioridades desta legislatura e garantiu que irá avaliar com os líderes como dar celeridade a estes projetos.