Marco Maia recebe comitiva do parlamento Chinês
Nesta terça-feira (22), o presidente da Câmara, Marco Maia, reuniu-se com o vice-presidente da Assembleia Popular Nacional (APN) e presidente da Associação pela Paz e Desarmamento do Povo Chinês, Han Qide, o embaixador da China em Brasília, Qiu Xiaoqi, e delegação. Um dos principais pontos tratados foi o de reforçar o processo de integração e cooperação entre os parlamentos.
“A parceria com a China nos interessa muito pois representa a construção de projetos para os dois países. Nossa relação tem aumentado muito nos últimos anos, seja do ponto de vista cultural, político ou econômico”, destacou Marco Maia.
O vice-presidente da Assembleia Popular Nacional da China disse que desde 1974 as relações diplomáticas entre os países tem se desenvolvido rapidamente. “Ano passado as relações de comércio bilateral entre os dois países alcançaram 62,5 bilhões de dólares. Mantemos um intercâmbio de pessoal frequente, como uma troca muito grande de estudantes, mas ainda há espaço para outras trocas bilaterais. O intercâmbio parlamentar é uma parte muito importante, estamos trabalhando para reforçá-lo”, afirmou Han Qide.
BRICS
Em maio, durante a Cúpula do G20, Marco Maia convocou uma reunião com os representantes dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Na ocasião, Marco Maia apresentou a iniciativa brasileira de assinar um Protocolo de Intenções, criando o BRICS Parlamentar, um acordo de cooperação e coordenação entre os Poderes Legislativos dos 5 países.
Marco Maia disse a Han Qide que a ideia é realizar, em meados do próximo ano, um encontro no Brasil para formatar este protocolo de cooperação.