Marco Maia prestigia posse de nova diretoria da Petrobras

Graça Foster é a primeira mulher a assumir a Presidência de uma empresa petrolífera no mundo. A Petrobras é responsável pelo crescimento dos biocombustíveis, da indústria naval, construção de plataformas e geração de milhares de empregos.
13/02/2012 16h45

Roberto Stuckert Filho

Marco Maia prestigia posse de nova diretoria da Petrobras

Presidenta Dilma Rousseff, Marco Maia e Graça Foster

O presidente da Câmara, Marco Maia, compareceu nesta segunda-feira (13) a posse da nova presidente da Petrobras, Graça Foster, que substitui Sergio Gabrielli. A cerimônia, realizada no Salão Nobre da sede da empresa, no Rio de Janeiro, contou com a participação da presidente Dilma Rousseff e diversas autoridades. A Petrobras é considerada a 3ª maior empresa petrolífera do mundo.

Em seu discurso, Sergio Gabrielli, agradeceu o ex-presidente Lula a confiança para a tarefa de presidir a Petrobras e elogiou sua sucessora. Gabrielli disse que Graça Foster é uma craque do setor. Graça Foster agradeceu confiança da presidenta Dilma, ao lhe entregar a Presidência da maior empresa do setor, e o apoio e estímulo de Lula.

Maria das Graças Silva Foster trabalha há 31 anos na Petrobras, onde atua como diretora da área de Gás e Energia e como presidente da Petrobras Gás S.A (Gaspetro), desde 2007. É graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado em Engenharia Química, pós-graduação em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), e MBA em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).

Além de diversos cargos executivos, Maria das Graças Silva Foster já atuou como presidente da Petrobras Química S.A. (Petroquisa), e como presidente e diretora financeira da Petrobras Distribuidora S.A. É presidente dos Conselhos de Administração da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A (TBG), e da Transportadora Associada de Gás S.A (TAG) e membro dos Conselhos da Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), da Petrobras Biocombustível S.A. e da Braskem S.A..

Em sua carreira, ainda exerceu a função de secretária de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, de janeiro de 2003 a setembro de 2005.