Comissão da Reforma Política será instalada na próxima terça
O presidente da Câmara, Marco Maia, anunciou que a comissão especial da reforma política será instalada na próxima terça-feira, às 12h. "A comissão será formada por 40 deputados que vão discutir todos os projetos que já tramitam na Casa e aquelas propostas que têm surgido no debate cotidiano. A partir daí, eles terão subsídios para formular um anteprojeto que possibiite uma ampla reforma política", afirmou. O grupo terá 180 dias para apresentar uma proposta.
Na manhã desta terça-feira (22), Maia participou da sessão que instalou a Comissão da Reforma Política do Senado. A comissão especial será formada por 15 senadores e presidida por Francisco Dornelles (PP-RJ).
José Sarney destacou que a comissão terá como missão enfrentar definitivamente o problema da reforma política, que se firmou como um dos temas mais importantes do Congresso Nacional. O presidente do Senado defendeu ainda que a comissão não deve "debater teorias, mas tópicos que já são preocupação de todos".
Marco Maia ressaltou a urgência do tema. "Temos que tratar a reforma política com a mesma responsabilidade, discernimento e vontade com que analisamos e aprovamos dezenas de propostas que contribuíram para avanços nas áreas econômica e social", discursou. O presidente esclareceu que, embora tratem do mesmo assunto, as comissões trabalharão de forma autônoma. "Iremos fazer o debate na Câmara, eles no Senado e vamos chegar lá na frente e juntar as duas propostas", explicou.