Marco Maia prestigia abertura de seminário Nacional da Juventude Rural

O evento está sendo realizado no auditório Freitas Nobre
31/08/2011 14h00

Rodolfo Stuckert

Marco Maia prestigia abertura de seminário Nacional da Juventude Rural

O Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, participou, nesta quarta-feira (31), da abertura do Seminário Nacional da Juventude Rural.

Na ocasião Marco Maia ressaltou a importância da permanência do jovem na terra, " para isto precisamos levar tecnologia e educação para mais próximo do campo, assim como políticas públicas voltados para a juventude rural", ressaltou.

O deputado Bohn Gass (PT/RS), organizador do evento, agradeceu a presença de Marco Maia e pediu para que o Presidente da Câmara Federal colocasse em votação do PLP 362/2006), de autoria do Executivo. O projeto autoriza a concessão de financiamento, por meio do Banco da Terra, ao beneficiário de imóvel rural objeto de partilha decorrente de direito de herança, visando a permitir a continuidade da propriedade para um ou mais membros da família.

Pela lei vigente, um dos irmãos não pode adquirir financiamento para comprar a parcela do outros. Dessa maneira, muitas propriedades, por serem muito pequenas, ficam inviabilizadas de produzir. O projeto visa corrigir esta distorção, incentivando os herdeiros que queiram continuar vivendo da terra, assim o possa fazê-lo.

O objetivo do seminário é debater a permanência do jovem no campo e a continuidade da agricultura familiar no Brasil. O evento contou com palestra do Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Márcio Pochman. Também participam do evento representantes da Secretaria Nacional de Juventude, da Frente Parlamentar da Juventude na Câmara dos Deputados, do Conselho Nacional de Juventude, da CONTAG, da FETRAF e da Via Campesina.