Marco Maia prestigia abertura da 14ª Jornada Nacional de Literatura

Crianças, jovens e adultos de vários locais do país e exterior, promovem a troca cultural durante mais uma Jornada na capital Nacional da Literatura, Passo Fundo/RS
23/08/2011 12h10

Daiana Dellagostin

Marco Maia prestigia abertura da 14ª Jornada Nacional de Literatura

Presidente com livro que representa os 30 anos da Jornada de Literatura

Três décadas de movimentação em torno do livro e da leitura nas mais variadas linguagens e mídias. A Jornada Nacional de Literatura é um dos maiores eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF) e, nesta edição, teve a presença do Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, para abertura oficial. O ato foi nesta segunda-feira (22).

O Presidente da Câmara Federal, Marco Maia, fez questão de estar presente e também falou da importância do evento. "A Jornada Nacional de Literatura é um incentivo a leitura e ao desenvolvimento cultural. Sou um apoiador deste projeto por conhecer a importância e o trabalho dos que mantém viva a história da Jornada de Literatura", frisou Maia.

Ainda em sua fala, Marco Maia colocou a questão da importância de ler e da educação no Brasil. "O ato de ler é um processo de emancipação de todos os cidadãos, somos feitos de conhecimento, ler e escrever são fundamentais para ser e sentir-se adequadamente inseridos no mundo. Já estamos vivendo em um Brasil melhor, onde comunicadores, educadores, e escritores já estão sendo mais valorizados. Ainda temos muito a fazer, mas me comprometo a continuar lutando pela educação no nosso país".

Frente a Jornada de Literatura desde o inÍcio, a professora Tania Rösing saudou os presentes e emocionada falou do evento. "São 30 anos de caminhada, de uma grande movimentação cultural com o objetivo de formar leitores literários, leitores das linguagens das diferentes manifestações culturais além dos leitores digitais, a nossa luta continua", disse Rösing.

Entre as autoridades presentes, estavam o secretário de Cultura do Estado Assis Brasil e a ministra da Cultura Ana de Hollanda.

O reitor José Carlos Carles de Souza falou que " no início da década de 90 a UPF desejou realizar no interior do RS um movimento que democratizasse a leitura, defendendo o livro e a literatura para todos. Hoje Passo Fundo se tornou merecidamente a capital Nacional da Literatura".

A Ministra Ana de Holanda, em palavras emocionadas, falou que é um orgulho para o Brasil ter uma jornada de Literatura desse nível "conheci o Rio Grande do Sul através da literatura ainda garota, a literatura amplia nossa visão do mundo", disse a Ministra.

Durante o evento serão realizadas várias ações, entre elas, o 4º Encontro Nacional da Academia Brasileira de letras: revisitando os clássicos; seminários; além de concursos (7º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura e 12º Concurso de Contos Josué Guimarães).

Paralelo à Jornada nacional de Literatura está sendo realizada a 6ª Jornadinha Nacional de Literatura, que é destinada a um público mais jovem, as crianças. Até sexta-feira (26) a cultura estará evidenciada na UPF. A Jornada Nacional de Literatura é realizada todos os anos.