Marco Maia participa do lançamento do livro Juscelino Kubitschek

O presidente que construiu Brasília é retratado no livro que realiza um resgate histórico da carreira política e da trajetória pessoal de Kubitschek
14/12/2011 10h50

JBatista

Marco Maia participa do lançamento do livro Juscelino Kubitschek

No final da tarde desta terça-feira (13), o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, prestigiou o lançamento da obra ´Juscelino Kubitschek´, no Senado Federal (Salão Negro).

Uma parceria entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal permitiu o resgate histórico da carreira política e da trajetória de Juscelino Kubitschek. A obra é assinada por Ronaldo Costa Couto.

"Juscelino Kubitschek foi sem sombra de dúvidas um grande político, um homem de notável personalidade e carisma além de sensível às questões populares. Durante o governo de JK o Brasil viveu um período de desenvolvimento econômico e estabilidade política", ressaltou Marco Maia.

O livro ´Juscelino Kubitschek´ traz dados de sua biografia, relatos de amigos e políticos, discursos marcantes e documentos históricos. A obra é dividida em duas partes. A primeira, intitulada Biografia concisa de JK – Sonho e glória, amor e dor´, faz um resgate histórico de toda a vida do ex-presidente, desde sua infância em Diamantina/MG, passando pela trajetória profissional como médico, político e Presidente do Brasil, até sua morte em 22 de agosto de 1976.

A segunda parte da obra traz diversos discursos de JK, como o que defende a democracia e os seus direitos políticos e os proferidos em ocasiões como a transferência da Capital Federal e a inauguração de Brasília. Entre outros documentos, também estão disponíveis a entrevista do ministro Costa e Silva contra JK, o decreto de cassação de seu mandato e direitos políticos como senador e a homenagem póstuma de Tancredo Neves.

No evento, atores que participam do projeto Visite Encena representaram Juscelino e Sarah Kubitschek, e também houve a apresentação do Coral do Senado, seguido de um grupo de Choro.

Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em Diamantina (Minas Gerais) dia 12 de setembro de 1902; morreu em um acidente de carro dia 12 de setembro de 1976, em Resende (Rio de Janeiro).