Marco Maia participa de lançamento de projeto de logística de exportação

Promovido pela Famurs e ALL, Corredor do Mercosul visa a melhoria do escoamento da produção dos países sul-americanos pelo Rio Grande do Sul
14/05/2012 17h50

Carla Bisol

Marco Maia participa de lançamento de projeto de logística de exportação

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, participou nesta segunda-feira (14), na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre, do lançamento do projeto internacional chamado de “Corredor do Mercosul”, que busca estabelecer alternativas de transporte para o escoamento da safra agrícola de países do Mercosul.

A Famurs e a América Latina Logística (ALL) - empresa detentora da concessão das ferrovias gaúchas – visam qualificar a estrutura de transporte de grãos pelo Rio Grande do Sul. Segundo a Famurs, através do Corredor do Mercosul, 25 milhões de toneladas de soja produzidas pelo Paraguai, Bolívia, Brasil e Argentina poderiam atravessar o Estado, antes de chegar ao porto de Rio Grande, de onde os grãos são exportados.

O projeto representa um incremento na arrecadação dos municípios gaúchos, tendo em vista que o transporte, até então, é feito pelos portos de Paranaguá, no Paraná, e de Rosário, na Argentina. Além de representar uma economia aos exportadores, o Corredor do Mercosul vai proporcionar a geração de emprego e renda.
Marco Maia defendeu medidas para potencializar o uso da rede ferroviária para o transporte agrícola. “O governo federal tem retomado os investimentos neste modal, como a construção da Ferrovia Norte-Sul e o uso de trens para o transporte de passageiros. Há, portanto, interesse do governo em investir neste tipo de transporte e esta é uma oportunidade que não podemos deixar escapar”, disse Marco Maia na abertura do evento de lançamento.

Além de Marco Maia e do presidente da Famurs, Mariovane Weis, também participaram do lançamento do projeto o deputado estadual Adão Villaverde, o secretário adjunto do gabinete de Prefeitos e Relações Federativas, Gilson de Brum, entre outras autoridades.