Marco Maia participa de ato que comemora instalação do curso de Medicina pela UFFS, em Passo Fundo
Uma grande conquista para região, que é um polo de referência na área da saúde, Passo Fundo, é o ensino gratuito para o curso de medicina. O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), um dos principais articuladores para a concretização da medicina grátis, e que atende a toda uma região, esteve presente junto a várias lideranças, que também fazem parte desta história.
Estudantes da região Norte do Rio Grande do Sul agora poderão cursar Medicina através da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Ao todo serão 40 vagas em campus a ser implementado em Passo Fundo. O processo faz parte da estratégia de ampliação de vagas e melhoria do atendimento em saúde em todo Brasil, como destacou o ministro do MEC, Aloízio Mercadante.
Durante seu discurso, Marco Maia relembrou o início do movimento para instalação da Universidade Federal na região Norte e, comemorou o crescimento da mesma e a grande conquista da medicina gratuita através de campus em Passo Fundo. “Esta cidade tem todo suporte para receber este Centro de Saúde, hoje já comemoramos uma grande vitória, que é o anúncio do curso de medicina em uma instituição pública. Passo Fundo é referência no atendimento médico, não só para cidades vizinhas como inclusive de outros estados como: Santa Catariana e Paraná. Estou feliz em fazer parte de mais esta conquista. Parabéns a todos que fazem parte desta história”, frisou Maia.
O reitor Jaime Giollo falou que cerca de 95% dos alunos que formam a universidade vem da rede pública e agora estar oferecendo esse curso de medicina é mais que uma conquista. “Estamos extremamente felizes. A nossa instituição é fruto da mobilização dos movimentos sociais e a nossa intenção é fortalecer ainda mais a educação, agora aqui em Passo Fundo e região”, disse.
Este é o primeiro passo para a criação de um Centro Avançado de Ciências da Saúde através da UFFS, como pleiteado em Brasília. A unidade agregaria os cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Bacharelado em Saúde Coletiva.
Marco Maia ainda salienta que a abertura de novas vagas seguiu critérios específicos, como a disponibilidade de uma rede hospitalar que possa acompanhar a formação do médico, além do chamado índice de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).
O prefeito Airton Dipp agradeceu o empenho de todos e disse que a presença de Marco Maia foi decisiva para concretização deste sonho, “entendendo a necessidade, sempre fomos muito bem recebidos por Maia e hoje estamos aqui reunidos para comemorar o esforço de muitos. Tenho a certeza que com este curso gratuito estaremos reforçando a nossa educação e saúde pública”, finalizou.