Marco Maia participa da Feira Nacional de Ônibus no Rio de Janeiro
O presidente da Câmara, Marco Maia, participou nesta quarta-feira (03) da solenidade de abertura da Expoônibus, Feira Nacional de Ônibus, que acontece até o dia 05 de outubro, no Rio de Janeiro.
Na abertura, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus, José Antônio Fernandes Martins, comemorou os incentivos do governo federal para a retomada do crescimento do setor. O Plano Brasil Maior adotou medidas para sustentar o crescimento econômico do país, como a desoneração dos investimentos e das exportações e a ampliação de incentivos fiscais e acesso facilitado a financiamentos. Outro programa, o PAC Equipamentos, vai investir R$ 6,6 bilhões para compra governamental nas áreas da saúde, defesa, educação e agricultura. O governo vai adquirir 8.750 ônibus escolares. “O governo federal levou para o porto seguro nossa indústria que esperava fechar o ano com uma queda de 18% a 20%. Vamos fechar em 2% a cima, graças ao PAC”, disse Martins.
O presidente da Fetranspor, Lélis Marcos Teixeira, lembrou que os investimentos do governo federal vão incentivar a estrutura de um transporte público de qualidade nas grandes cidades, tão importante para a mobilidade nos centros urbanos. “Esses recursos vão fazer a transição dos engarrafamentos para a mobilidade”, afirmou Teixeira.
Marco Maia ressaltou que as medidas do governo Dilma foram exaustivamente discutidas no Congresso Nacional e colocou o Parlamento como parceiro para a reestruturação do setor. O presidente da Câmara elencou alguns desafios para o futuro do transporte coletivo brasileiro: “Primeiramente, é importante colocar a tecnologia a serviço dos cidadãos para dar mais agilidade ao transporte. Também é fundamental ampliar a inclusão social e a consciência coletiva, a regulamentação do setor, a formação e qualificação dos profissionais, além do investimento pesado em veículos não-poluentes para garantir a proteção ambiental”, concluiu Marco Maia.
Também estiveram presentes, na cerimônia da abertura, o secretário executivo do Ministério das Cidades, Alexandre Macedo, o secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, o secretário municipal dos Transportes, Alexandre Sansão, entre outras autoridades.