Marco Maia participa da abertura do 1º Dia da Aviação Brasil

O encontro é realizado ao longo do dia e tem como objetivos debater os seguintes temas: infraestrutura dos aeroportos e serviços de tráfego aéreo, segurança operacional, direitos e deveres dos passageiros e empresas aéreas, comprometimento da indústria com o meio ambiente, dentre outros.
21/08/2012 15h45

Rodolfo Stuckert

Marco Maia participa da abertura do 1º Dia da Aviação Brasil

Na manhã desta terça-feira (21), o presidente da Câmara, Marco Maia, esteve presente na abertura oficial do 1º Dia da Aviação Brasil (Aviation Insdustry Day). Realizado pela primeira vez no Brasil, o evento é promovido pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Associação de Transporte Aéreo da América Latina e Caribe (ALTA), juntamente com representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB) e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA).

O diretor Brasil da IATA, Carlos Ebner, afirmou que o encontro está voltado para a proposição de uma agenda positiva para o setor. "Os benefícios da aviação para a economia brasileira são muito claros, portanto, temos que ter uma agenda positiva, pois este setor é uma das forças motrizes de economia de um país", disse.

O Legislativo também atua pelo setor. A Câmara realizou diversas audiências públicas nos últimos anos, onde a Infraero, Anac, Secretaria de Aviação Civil e outros órgãos foram chamados para debater, analisar e fiscalizar o andamento das obras e controlar os respectivos gastos. Marco Maia citou os principais projetos que foram aprovados na Câmara, como o PL 4464/04, que regulamenta a Área de Segurança Aeroportuária (ASA), a Lei 12.648, que diminui de 50% para 35,9% o valor do adicional de Tarifa Aeroportuária e a Lei 12.462, que cria a Secretaria de Aviação Civil. Ainda está em discussão o novo Código Brasileiro de Aeronáutica e outros.

"Tanto o Poder Executivo como o Parlamento, em sintonia com a iniciativa privada, têm de estar permanentemente alinhados com o que o usuário do transporte aéreo espera: bons serviços e preços democráticos, capazes de estender cada vez mais o acesso ao transporte aéreo. É preciso assegurar a perfeita integração de objetivos, leis eficazes e ao mesmo tempo compatíveis com a legislação internacional, planejamento eficiente, preocupação com o meio ambiente, gestão competente, correta visão do conjunto", destacou Marco Maia.

Segundo dados apresentados pelo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, no ano passado, os meios aéreos transportaram mais pessoas do que os terrestres no Brasil. Carlos Ebner também lembrou que o sistema de aviação mundial produz em torno de 538 bilhões de dólares de PIB, o que equivale a 17ª economia mundial. Já no Brasil gera quase um milhão de empregos. Ebner acredita que os benefícios podem ser maiores. "Hoje, após 5 anos de crescimento da indústria, o movimento de passageiros cresceu mais de 15%. O que representa que o transporte aéreo tornou-se mais democrático", disse Carlos Ebner.

Também estavam presentes no evento o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, o Diretor Brasil da IATA, Carlos Ebner, o presidente da ANAC, Marcelo Guaranys, o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, o diretor executivo da Associação Latinoamericana de Transporte Aéreo (ALTA), Alex de Gunten, e demais autoridades aeroportuárias. Durante a cerimônia, também foi o lançamento oficial da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas.