Marco Maia participa da abertura da Cúpula Mundial de Legisladores na Rio+20
Na abertura da Cúpula Mundial de Legisladores, nesta sexta-feira (15), o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, disse que a Rio+20 tem a responsabilidade de pensar no futuro das cidades e de um mundo mais sustentável. “Nós temos uma grande expectativa: de que os debates e as discussões possam contribuir com as decisões vindouras, que nós teremos na próxima semana”, destacou.
Organizada pela GLOBE International (Organização Global de Legisladores para um Meio Ambiente Equilibrado), a cúpula reuniu hoje representantes de 80 países para conduzir, até domingo, os compromissos internacionais para a legislação nacional, de acordo com os as negociações da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
Segundo Marco Maia, a sugestão de iniciativas e fiscalização das decisões tomadas são contribuições que estão ao alcance do parlamento. “O papel do parlamento neste encontro é também o de apresentar propostas, mas principalmente de se colocar à disposição da sociedade para garantir que aquilo que seja discutido efetivamente aconteça nos próximos anos”, completou.
O presidente da Câmara acrescentou que, através da participação do parlamento, a implementação de resultados e o monitoramento dos compromissos assumidos serão reflexo do consenso e da pluralidade de opiniões, elementos básicos da própria legitimidade democrática. Ele disse ainda que o Brasil tem comportamento voltado para a proteção do meio ambiente.
“Nosso desenvolvimento se dá sempre que possível de forma integrada a ações que protejam o meio ambiente. Portanto, nós temos muito a ensinar ao mundo, mas também temos muito a aprender”, concluiu.
Participaram da mesa da abertura da Cúpula Mundial de Legisladores, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, os senadores Cícero Lucena (presidente da GLOBE Brasil) e Fernando Collor, além do presidente da GLOBE, John Gummer.
Também estavam presentes os senadores Eduardo Braga e Rodrigo Rollemberg, além dos deputados Jandira Feghali, Alessandro Molon, Otávio Leite e da ex-senadora Serys Slhessarenko, Embaixadora da Cúpula Internacional.