Marco Maia é membro Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia

O presidente da Câmara participou do 2º Seminário "Libertas XXI", promovido pela ABF. No evento, a Câmara e a Academia firmaram parceria para realização de congressos.
19/08/2011 12h15

Nazur Garcia

Marco Maia é membro Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia

Na noite da última quinta-feira (18), o presidente da Câmara, Marco Maia, tornou-se membro Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia (ABF). A honraria foi concedida durante o 2º Seminario "Libertas XXI", realizado no Rio de Janeiro, e que debateu o tema "Você é realmente livre?".

“Sinto-me honrado por ser distinguido com este título, o qual divido com os outros 512 Deputados”, discursou o presidente da Câmara. “Defendo a garantia de liberdade de expressão e de opinião, mas com responsabilidade. Devo reforçar que há limites éticos e respeitosos para o exercício do poder público. Quero aqui reiterar meu compromisso de ser parceiro das causas da Academia Brasileira de Filosofia”, enfatizou. Maia, que também foi presidente de honra do seminário, proferiu a palestra "O Parlamento como Fiador da Liberdade".

Protocolo de intenções entre a Câmara e a ABF
Durante o Libertas XXI foi assinado um protocolo de intenções entre a Câmara dos Deputados e a ABF que cria o projeto Sustenta XXI. A proposta é realizar oito congressos brasileiros para discutir a proteção ao meio ambiente através do desenvolvimento sustentável.

“A importância deste ato está na aproximação do Parlamento com a Academia. Isso é indispensável para o crescimento da cultura no país”, destacou o presidente da academia, João Ricardo Moderno. Para Marco Maia, o protocolo e os congressos merecem todo o apoio da presidência da Casa, devendo evoluir para a assinatura de um convênio permanente entre as instituições.

Na ocasião, o vice-presidente da República, Michel Temer, tornou-se Doutor Honoris Causa da ABF. Também estavam presentes na solenidade o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, Giovani Cherini (PDT/RS), e o coordenador de Altos Estudos da ABF, professor Nelson Melo de Souza.