Marco Maia é eleito o parlamentar mais influente em 2011

Deputados e senadores foram consultados pelo DIAP para definir os 10 parlamentares com maior influência no Congresso Nacional. Neste ano, Marco Maia também foi indicado, pelo quinto ano consecutivo, como um dos “100 Cabeças” do Congresso.
05/12/2011 13h55

JBatista

Marco Maia é eleito o parlamentar mais influente em 2011

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), divulgou a lista dos 10 parlamentares com maior capacidade de influência no ano de 2011 no Poder Legislativo Federal. Deputados e senadores elegeram o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), como o mais influente no Congresso.

A eleição dos 10 parlamentares mais influentes foi feita com base no resultado da pesquisa do DIAP para a escolha dos “100 Cabeças” do Congresso. A consulta aos parlamentares foi entre os dias 26 de outubro e 1º de dezembro, tendo votado 65 congressistas, sendo 43 deputados e 22 senadores.  Segundo do DIAP, Marco Maia obteve 42 votos, sendo 36 de deputados e 6 de senadores.

“É uma grande felicidade e honra receber esta indicação dos meus colegas de parlamento. Mostra o reconhecimento do trabalho que tenho desempenhado como parlamentar e presidente da Câmara dos Deputados”, destacou Marco Maia.

O coordenador da pesquisa, Antônio Queiroz, destacou Marco Maia como um parlamentar com excelente trânsito na Câmara e no Senado. “Ele tem muito equilíbrio nos embates com os parlamentares aliados e também da oposição. Marco Maia tem uma postura responsável na Presidência da Câmara”, ressaltou.

“100 Cabeças” do Congresso
Graças a sua atuação parlamentar, em 2011, pelo quinto ano consecutivo, Marco Maia também foi reconhecido como um dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Apoio Parlamentar (DIAP). Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos prevalecem no processo decisório na Câmara ou no Senado. Marco Maia foi indicado pela sua grande capacidade de articulação.

Os 10 mais
Presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS)
Líder do Governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP)
Presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP)
Líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)
Líder do Governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR)
Líder do DEM na Câmara, Antônio Carlos Magalhães Neto (BA)
Líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL)
Líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO)
Líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP)
Líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (PT-SP)