Marco Maia conversa sobre a Rio +20 com o ministro do Itamaraty, Laudemar Aguiar

O ministro solicitou ao presidente que os projetos referentes a Conferência, que ainda serão enviados a Câmara, sejam tratados e votados com prioridade
15/03/2012 17h54

JBatista

Marco Maia conversa sobre a Rio +20 com o ministro do Itamaraty, Laudemar Aguiar

Nesta quinta-feira (15), o presidente da Câmara, Marco Maia (PT/RS), reuniu-se com o ministro do Itamaraty, Laudemar Aguiar, e tratou da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). A Conferência acontecerá entre os dias 13 e 22 de junho e terá como sede o Rio de Janeiro. O ministro é um dos responsáveis pela organização logística do evento.

O ministro Laudemar Aguiar informou ao presidente que serão enviados projetos de acordos para serem votados na Câmara e no Senado, que tratarão dos recursos que serão utilizados na Rio +20. Laudemar pediu que os projetos sejam analisados e votados na Casa com prioridade. Além disso, outros pontos foram discutidos na reunião como a participação dos deputados nas plenárias da Conferência.

A presidente da Comissão de Relações Exteriores de Defesa Nacional, deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), disse que irá sugerir, para a próxima semana, uma reunião com representantes de todas as comissões da Câmara, para começar a conversar com os deputados que tenham interesse em participar da Rio +20. A idéia é que deputados representando todas as comissões participem dessa delegação.

A Câmara já está engajada na Rio +20. As comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável já criaram sub-comissões.

"Nossa participação será efetiva. É fundamental que os deputados tenham a oportunidade de apresentar propostas para tornar o mundo mais sustentável. Tenho acompanhado a ideia do PIB verde que servirá como um indicador que leva em consideração as consequências ambientais do desenvolvimento econômico", disse Maia.

Rio +20

Marcando os 20 anos da Rio-92, chefes de estado, de governo e representantes de diversos países que vão participar do evento têm a tarefa de chegar a um acordo objetivo para conciliar preservação do meio ambiente, erradicação da pobreza e desenvolvimento econômico. A Conferência terá dois temas principais: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. São aguardados mais de 100 chefes de estado e de governo durante o evento.

Na qualidade de presidente da Conferência, o Brasil será responsável pela coordenação das discussões e trabalhará para a formação de consensos e adoção de decisões concretas que visem ao objetivo do desenvolvimento sustentável.