Marco Maia concede coletiva a jornalistas chineses

O grupo entrevista as grandes personalidades que farão agendas e conhecerão o Parlamento Chinês. Marco Maia estará em missão oficial na China entre os dias 03 e 09 de junho
29/05/2012 16h25

Rodolfo Stuckert

Marco Maia concede coletiva a jornalistas chineses

Nesta terça-feira (29), o presidente da Câmara, Marco Maia, foi entrevistado por jornalistas chineses da Xinhua News Agency, People’s Daily, Shanghai Wenhui Daily e TV Central da China. Os principais questionamentos foram em relação à visita que será feita por Marco Maia ao Parlamento Chinês e sobre as relações bilaterais entre os dois países.

 

O presidente da Câmara disse que a intenção da viagem à China é dialogar sobre assuntos de interesse comum dos dois países, trabalhar de forma mais efetiva e aprofundar as relações políticas bilaterais, lançar oficialmente o Mecanismo de Cooperação Parlamentar entre a Câmara dos Deputados e a Assembleia Nacional Popular da China e discutir o Protocolo de Intenções do BRICS Parlamentar.

 

Marco Maia também lembrou que Brasil e China podem e devem constituir uma parceria que possa influenciar no crescimento e desenvolvimento mundial. Ao aprofundarem as suas relações no campo social, econômico ou político, estarão dando de forma decisiva uma contribuição para a construção de um mundo mais justo e igualitário.

 

Ao ser questionado sobre os principais pontos que serão discutidos na viagem, Marco Maia destacou três pontos fundamentais: energia, educação e meio ambiente.

 

BRICS

“O Parlamento pode contribuir no sentido de estimular que haja uma relação mais próxima e efetiva dos países do BRICS. A construção deste grupo de parlamentares pode ser também um estimulador para que outras parcerias venham a se consolidar entre os governos, permitindo com que haja crescimento e desenvolvimento econômico, trocas comerciais, intercâmbio em várias áreas como energia, meio ambiente, educação, questões sociais e agricultura. A consolidação do BRICS pode ser uma grande medida que garanta o crescimento e desenvolvimento dessas nações de forma mais integrada”, disse Marco Maia.

 

O BRICS é formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em maio de 2011, durante a II Cúpula Parlamentar do G-20, na Coréia do Sul, Marco Maia propôs a criação de um protocolo de cooperação legislativa entre os referidos países.

 

O Presidente da Câmara dos Deputados lembrou que o objetivo do BRICS é promover encontros anuais entre os Parlamentos para que possam deliberar quanto a propostas e ações comuns. A integração e intercâmbio mais direto sobre legislação e outras iniciativas tomadas pelos governos, como as questões sociais e educacionais, também são objetivos do BRICS.

 

Além da integração política, o peso econômico do BRICS é importante, pois, apenas em 2010, o PIB dos cinco países totalizou US$ 11 trilhões, o que significa 18% da economia mundial.

 

MISSÃO OFICIAL

Entre os dias 03 a 09 de junho, Marco Maia, acompanhado por parlamentares, se reunirá com o Presidente do Comitê Permanente da APN, Wu Bangguo, em Beijing. Também acontecerão visitas a empresas de alta tecnologia e ao Porto de Xangai.