Marco Maia avalia a semana na Câmara dos Deputados

No programa Conversa com o Presidente, Maia falou sobre votação do Código Florestal, a decisão do STF sobre os suplentes e o resultado das votações no plenário.
28/04/2011 17h55

JBatista/Agência Câmara

Marco Maia avalia a semana na Câmara dos Deputados

Durante entrevista concedida ao programa Conversa com o Presidente, da TV Câmara, nesta quinta-feira (28), o presidente Marco Maia avaliou como equilibrada a decisão do Supremo Tribunal Federal, na noite de ontem (27), de que a posse do suplente de deputado federal é da coligação e não do partido. "O STF, com esta decisão, resgata e valoriza os acordos que haviam sido firmados pelos partidos políticos durante a eleição de 2010", ressaltou.

O presidente também comemorou a aprovação da Medida Provisória 514/2010, que detalha as regras da segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida. Nesta fase, estão previstas a construção ou reforma de dois milhões de moradias entre 2011 e 2014 para famílias que recebem até dez salários mínimos. A MP permitiu ainda que o programa contemple os municípios que tenham entre 20 e 50 mil habitantes.

Segundo Marco Maia, o governo reafirmou o interesse de continuar investindo no programa Minha Casa, Minha Vida na construção de moradias populares para os cidadãos, os trabalhadores e trabalhadoras de baixa renda do país.

Código Florestal
Nesta semana, na reunião de líderes partidários estavam presentes os ministros da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, do Meio Ambiente e da Secretaria de Relações Institucionais, que estão envolvidos no debate do novo Código Florestal.

O presidente da Câmara afirmou que há um avanço para construir um consenso de quase 100% em torno do tema. "Aqui cada um precisa ceder um pouco. Os ruralistas precisam ceder, os ambientalistas precisam ceder e os pequenos agricultores também. Quem vai ganhar é a sociedade brasileira, é o Brasil. É a efetivação de um Código Florestal que dialogue, por um lado, com a proteção ao meio ambiente, mas por outro lado, dê segurança jurídica, dê garantia às propriedades rurais de que vão continuar produzindo alimentos e ajudando no crescimento e desenvolvimento do Brasil", disse.

Centrais Sindicais
Marco Maia reuniu-se na quarta-feira (27) com representantes de centrais sindicais, que apresentaram os projetos que consideram prioritários na pauta dos trabalhadores. Segundo Maia, o Brasil vive um novo momento com desenvolvimento, crescimento da economia sustentável e aumento da renda dos trabalhadores brasileiros. "Eu incentivei os sindicatos e centrais sindicais que estabeleçam negociações com os empresários e tratem os principais temas de interesse", declarou.