Marco Maia assina convênio de visita interativa

O acordo, com lançamento oficial previsto para Maio de 2013, deve oferecer interatividade no programa de visitação da Câmara dos Deputados
23/05/2012 18h50

JBatista

Marco Maia assina convênio de visita interativa

Na tarde desta quarta-feira (23), o presidente Marco Maia assinou o acordo de cooperação técnica, entre a Câmara dos Deputados e a Fundação Assis Chateaubriand (FAC), de projetos de atividades interativas e sensoriais no programa de visitação institucional da Casa.

Seguindo o exemplo de parlamentos e pontos turístico-cívicos internacionais e nacionais, o projeto deve oferecer mecanismos de interação mais modernos aos cidadãos, com a transmissão de informações sobre história, processo legislativo, participação popular e outros temas.

"É uma oportunidade de a Casa estimular a participação dos cidadãos, contribuindo para a formação transparente em relação ao parlamento brasileiro", disse Marco Maia.

Atualmente, a Câmara dos Deputados recebe em torno de 15 mil visitantes por mês. Em julho do ano passado, 23.275 visitantes fizeram a visita institucional do Congresso Nacional. De janeiro de 2000 até novembro de 2011 mais de 1.520 mil visitantes passaram pela Casa.

Segundo o deputado Eduardo Gomes (PSDB/TO), a iniciativa surgiu no momento em que o Brasil experimenta novos modelos e nova dinâmica sobre espaços públicos de visitação. "Talvez seja o reforço da nossa memória que um dia nós passamos por aqui e pudemos desenvolver, junto à Fundação Assis Chateaubriand, um grande projeto para o Brasil. A Câmara está se tornando exemplo de divulgação de arte no Brasil."

Participaram da reunião o primeiro secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes; o diretor-geral, Rogério Ventura; o vice-presidente da FAC, Evaristo de Oliveira; os superintendentes da FAC, Mariana Borges e Paulo Cabral; o diretor de relações institucionais da FAC, Paulo Cesar Oliveira; e o gerente de projetos da FAC, Eduardo Só Gay; diretor de redação do jornal Correio Braziliense, Josemar Gimenez.