Ex-seringueiros pedem apoio de Marco Maia para votação da PEC que concede direitos aos Soldados da Borracha

Cerca de 60 mil seringueiros trabalharam na Amazônia durante a Segunda Guerra Mundial
31/08/2011 12h46

Rodolfo Stuckert

Ex-seringueiros pedem apoio de Marco Maia para votação da PEC que concede direitos aos Soldados da Borracha

Nesta quarta-feira (31), o presidente da Câmara, Marco Maia, recebeu o vice-presidente do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado da Rondônia, George Telles, e o deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO).

No encontro, solicitaram o apoio de Marco Maia e do Congresso Nacional para a votação do Projeto de Emenda à Constituição 556/2002, que concede aos seringueiros (Soldados da Borracha) os mesmos direitos concedidos aos ex-combatentes de guerra, como aposentadoria e pensão especial, dentre outros.

De acordo com o Sindicato, cerca de 60 mil brasileiros foram enviados para a Amazônia, para extrair látex, durante a Segunda Guerra Mundial e mais de 30 mil morreram neste período. Telles disse que a tragédia não pode continuar sendo tratada com negligência e " é um dever cívico do Brasil garantir os direitos dos sobreviventes".

Documentário

A cineasta Eva Neide, filha de um dos seringueiros sobreviventes, está produzindo o documentário "Soldados da Borracha: A Brigada Esquecida". O objetivo do filme é resgatar a história destes trabalhadores e motivar a votação da PEC 556/02.