Entidades pedem apoio do Presidente para colocar em pauta projeto de 30 horas para trabalhadores da enfermagem

03/05/2011 15h05

JBatista

Entidades pedem apoio do Presidente para colocar em pauta projeto de 30 horas para trabalhadores da enfermagem

Presidente Marco Maia com dirigentes das entidades

Diversas entidades, de todo o país, representando trabalhadores da área de enfermagem, foram recebidos nesta terça- feira (03) pelo Presidente da Câmara dos Deputados. O grupo solicita a inclusão em pauta do Projeto de Lei 2.295/2000, que trata da redução da jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, para 30 horas semanais.

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri da Silva, ressalta, em sua fala, a importância de colocar o projeto na pauta do plenário ainda no primeiro semestre deste ano. O dirigente afirma que os trabalhadores, mais de um milhão e meio de profissionais em todo o país, estão mobilizados na defesa da matéria.

Segundo os dirigentes, a enfermagem é essencial à organização e funcionamento dos serviços de saúde e citam pesquisas que apontam as 30 horas semanas como a necessidade de prover um padrão desejável de condições para a prática de enfermagem no país.

 Também participaram da reunião os deputados federal Vitor Paulo (PR/RJ) e estadual Rejane Almeida (PC do B/RJ); o Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS) João de Almeida; o presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Aparecida Caetano; a Diretora da Associação Brasileira de Enfermagem, Simone Peruzzo; o Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo Elaine Leoni; o Conselheiro Tesoureiro da Confederação Nacional de Enfermagem Antônio Freire; o Conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais Marcos Antônio Garcia Veira e demais dirigentes e assessores das entidades.