Empresas chinesas demonstram interesse na mineração brasileira
Nesta terça-feira (17), o presidente da Câmara, Marco Maia, recebeu empresários chineses do Grupo Rongxin Capital – Bahari Still, Xiao Huicheng e Louis H. Pao, da Boahi Steel Group, Xu Zhang, e da Bio Gold, os brasileiros Flávio Dolabela e Lucas Kallas, todas atuantes no setor da mineração.
A Bio Gold é uma empresa que atua na área de pesquisa e desenvolvimento de projetos de mineração, localizados em diferentes regiões do Brasil, com mais de 16 projetos em andamento. Além do ferro, a empresa também trabalha com o fosfato, ouro, tungstênio e manganês. Flávio Dolabela explicou que a Bio Gold atraiu a atenção dos empresários chineses nos projetos da Bahia e do Ceará. Segundo Dolabela, em Caetité, na Bahia, há um projeto integrado entre a ferrovia e o porto. Já no projeto do Ceará, formado por pequenas minas, desejam exportar para a China no próximo ano.
Os empresários apresentaram ao presidente da Câmara o Fundo SinoBrasil: um fundo de investimento em mineração, proposto pela chinesa Rongxin Capital e a brasileira Bio Gold. Este fundo tem o objetivo de aumentar as oportunidades minerais e a logística. A Bio Gold também informou que com este fundo pretendem trazer grandes investimentos para o Brasil e que várias empresas chinesas já estão interessadas.
“Quanto mais investimentos tivermos, melhor. O Parlamento brasileiro tem se caracterizado por ajudar o Governo nas suas iniciativas. Temos nos esforçado para dar ao Brasil a estabilidade para que quem venha investir aqui tenha tranquilidade”, disse Marco Maia.
Acompanhando os empresários estavam os deputados federais Gabriel Guimarães (PT/MG), José Guimarães (PT/CE) e Devanir Ribeiro (PT/SP).
Visita à China
Marco Maia lembrou que na visita feita à China, realizada no início de junho, conheceu empresas do país como o Instituto de Automatização e Pesquisa de Nanjing, da empresa Nari, o Centro de Controle Aeroespacial, o Porto de Yangshan, o estaleiro Waigaoqio - Construção Naval Ltda e o Centro de Pesquisa da Huawei, empresa chinesa totalmente privada que produz equipamentos para redes e telecomunicações.