Deputados defendem a ampliação do uso do biodiesel no país

O presidente da Câmara e integrantes da Frente Parlamentar do Biodiesel discutiram o marco regulatório para a utilização do combustível a partir de fontes renováveis
16/04/2012 19h15

Divulgação/BSBIOS

Deputados defendem a ampliação do uso do biodiesel no país

O presidente da Câmara, Marco Maia e deputados da Frente Parlamentar do Biodiesel, entre eles o presidente Jerônimo Georgen e o vice-presidente Elvino Bohn Gass, visitaram na manhã desta segunda-feira (16), a indústria BSBIOS, em Passo Fundo, na região do Planalto Médio gaúcho. Os parlamentares puderam ver como funciona uma das 63 empresas de biodiesel do país. O combustível, produzido a partir de óleos vegetais e gorduras animais, substitui totalmente ou pode ser misturado ao diesel derivado do petróleo, reduzindo a emissão de poluentes ao meio ambiente.

A empresa visitada produz o combustível a partir da soja, comercializada em sua maioria de pequenos produtores rurais, garantindo assim a permanência do homem no campo e qualificando o trabalhador rural para o plantio adequado da matéria-prima. Dados do Programa Nacional de Uso e Produção do Biodiesel (PNPB) do governo federal apontam que a utilização de 5% do biodiesel no diesel tradicional gera mais de um milhão e 300 mil empregos em toda a cadeia produtiva, reduz em 57% a emissão de poluentes e diminui o número de internações por problemas respiratórios em 13 mil. "Tenho convicção que as energias renováveis são o futuro da humanidade. Essa é uma preocupação mundial, e o Brasil tem tudo para se tornar a grande referência em termos de biocombustível", disse Marco Maia.

No debate, os deputados da Frente Parlamentar do Biodiesel e os empresários pediram apoio para a aprovação do marco regulatório do uso do biodiesel. O projeto está sendo elaborado pelo governo federal e prevê o aumento gradual dos percentuais na mistura com diesel, fortalecendo o mercado interno; o incentivo a exportação; a manutenção e ampliação dos níveis de qualidade do biodiesel produzido no Brasil; e o aumento da diversificação de culturas. "Vocês têm o meu total apoio, principalmente porque a produção do biodiesel gera emprego e renda para a agricultura familiar", defendeu Maia.

Linha Verde

Depois de conhecer a empresa produtora do combustível, os parlamentares e empresários foram a Curitiba ver como o biodiesel é aplicado. O projeto Linha Verde, da Prefeitura da cidade, utiliza 100% de biodiesel em 32 ônibus biarticulados conhecidos como Expresso Ligeirão. Os ônibus são abastecidos pelo biodiesel produzido pela empresa de Passo Fundo desde o início da implantação em 2009. A frota B100 emite 63,7% menos fumaça, 46% menos monóxido de carbono e 65% menos hidrocarbonetos totais e não produz óxido de enxofre.

"Sempre que discutíamos o transporte coletivo sobre rodas vinha a preocupação com o meio ambiente. Esta opção adotada por Curitiba desmistifica essa ideia. É possível ter um transporte sobre rodas poluindo menos. Esta experiência de Curitiba deve ser reproduzida para outras cidades do mundo", finalizou Marco Maia.

 

Visitas

A comitiva de deputados federais, liderada pelo presidente Marco Maia, foi recebida pelo prefeito de Curitiba Luciano Ducci, que acompanhou todo o trajeto de ônibus com os parlamentares. Na sede da Prefeitura, Ducci apresentou o sistema de transporte urbano da cidade, o mais moderno do país, inclusive com a utilização do ônibus hibrido com biodiesel e eletricidade a partir do semestre que vem.

Marco Maia e deputados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná também foram recebidos pelo governador Beto Richa.