"Coreia está muito interessada em investir no Brasil", afirma Marco Maia
Nesta terça-feira (17), a comitiva brasileira visitou as instalações da Estação Seul, local de partida do trem de alta velocidade (TAV) em direção a Ulsan, cidade em que está instalada a Hyundai Indústrias Metálicas. A viagem foi em um trem chamado KTX, cuja tecnologia a Hyundai pretende oferecer ao Brasil, caso vença a concorrência pelo TAV que ligará Campinas ao Rio de Janeiro. Os cerca de 600 km entre Seul e Ulsan foram feitos em pouco menos de duas horas e meia com picos de velocidade de mais de 300 km/h.
Em Ulsan, situada na região sul da Coreia, a delegação foi recebida no estaleiro da Hyundai pelo Presidente Jai-Seong Lee, que os levou para conhecer as instalações e projetos em execução. A primeira parada foi no maior estaleiro do mundo, que produz atualmente 200 navios de grande porte (35% do mercado mundial), emprega 45 mil trabalhadores diretos e gera outros 400 mil empregos indiretos. Depois, a comitiva visitou as instalações da Hyundai Motores, maior fábrica do mundo de automóveis e caminhonetes, hoje produzindo 1,2 milhão de unidades por ano.
O presidente da Hyundai informou que a empresa prevê inaugurar seu primeiro estaleiro no Brasil, em Itatiaia/RJ, até o final de 2012, e que a fábrica de automóveis em Piracicaba/SP, também prevista para ser inaugurada em 2012, produzirá inicialmente 150 mil unidades/ano.
O Presidente Marco Maia elogiou a pujança da empresa e afirmou que "os investimentos da Hyundai no Brasil são muito bem-vindos, pois geram empregos, desenvolvimento e conhecimento. "Esperamos que seja apenas o início de uma grande parceria", concluiu.
Prefeitura de Ulsan
No final da tarde, a comitiva brasileira foi recebida pelo prefeito de Ulsan, Maeng-Woo Bak, que colocou a experiência da cidade com o rápido e sustentável crescimento industrial à disposição do desenvolvimento do Brasil.
Marco Maia elogiou a capacidade empreendedora do povo de Ulsan. "Isso serve de exemplo para o Brasil, pois testemunhamos que o desenvolvimento alcançado melhorou a vida de todos os cidadãos", atestou.
Integram a comitiva parlamentar, além do presidente Marco Maia, os deputados Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) e Cláudio Cajado (DEM-BA), membros da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Paulo Teixeira (PT/SP) e Arlindo Chinaglia (PT/SP).
Câmara firmará acordo para cooperação entre Parlamentos do Brics
Nesta quarta-feira (18), começa a II Cúpula Parlamentar do G-20, com jantar oferecido pelo presidente da Assembleia Nacional da República da Coreia, Hee Tae Park.
Durante o evento, Maia promoverá, na quinta-feira (19), um encontro entre os representantes dos legislativos do bloco conhecido como Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na ocasião, será assinado um protocolo de intenções para a criação do Fórum Consultivo Permanente dos Parlamentos do Brics.
Marco Maia explica que o documento fixa as linhas gerais de um acordo de cooperação entre os Parlamentos dos países signatários. "A ideia é que, por meio do conhecimento da realidade de cada país, possamos encontrar soluções ágeis e efetivas para enfrentar problemas semelhantes", detalhou. Entre outras propostas, o Fórum pretende contribuir para a celebração de acordos temáticos e tratados internacionais, troca de experiências para modernização e aperfeiçoamento dos aparatos legislativos. O texto prevê ainda encontros anuais dos presidentes dos Parlamentos do Brics.