Comitiva debate Plano Nacional de Educação com Marco Maia

Professores e estudantes pediram que o PNE seja aprovado na Câmara até o início do segundo semestre
04/05/2011 16h51

JBatista

Comitiva debate Plano Nacional de Educação com Marco Maia

Presidente com estudantes

O presidente da Câmara, Marco Maia, recebeu nesta quarta-feira (4) o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Yann Evanovick, a diretora de Relações Institucionais da União Nacional dos Estudantes (Une), Marcela Cardoso, a secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Cristina de Castro, e membros da executiva da UBES. Também acompanharam a reunião os deputados Reginaldo Lopes (PT-MG) e Fátima Bezerra (PT-RN).

 

O grupo pediu ao presidente que o Plano Nacional de Educação (PNE) seja aprovado na Câmara até o início de setembro, para que possa ser apreciado ainda este ano pelo Senado. Marco Maia afirmou que irá conversar com o presidente da comissão especial que analisa o projeto para estudar a viabilidade de estabelecer um cronograma que atenda à reivindicação.

 

O PNE reúne 20 metas, que deverão guiar as ações dos governos municipais, estaduais e federal até 2020. Yann Evanovick afirmou que os movimentos sociais ligados ao setor apresentaram 59 emendas ao projeto que tratam de assuntos como financiamento, regulação do ensino privado, assistência estudantil e expansão do ensino técnico e da oferta no número de vagas. "O importante é que a Câmara esteja aberta a dialogar. É garantir este debate entre a comissão especial, a Comissão de Educação e os movimentos", ressaltou.