Câmara instala Comissão Especial da Reforma Política

Marco Maia vislumbra um “quadro promissor” para realizar mudanças no sistema político. A primeira reunião da comissão será amanhã, às 14 horas
01/03/2011 15h40

Rodolfo Stuckert

Câmara instala Comissão Especial da Reforma Política

Marco Maia preside sessão de instalação da Comissão Especial Reforma Política

Em sessão realizada na manhã desta terça-feira (01), o presidente da Câmara, Marco Maia, deu início aos trabalhos da Comissão da Reforma Política. A primeira reunião do grupo, formado por 40 deputados, será amanhã, às 14 horas. O presidente da Comissão será o deputado Almeida Lima (PMDB/SE) e o relator será Henrique Fontana (PT-RS).

Em seu discurso, Marco Maia afirmou que a instalação das comissões especiais na duas Casas (Câmara e Senado) demonstra a importância da matéria para o Congresso Nacional e para a sociedade. "A repercussão dessa iniciativa junto a outras instâncias do aparelho estatal mostra que o sentimento de urgência e relevância se estende para além do Congresso. E o interesse de setores da população por participar mais ativamente do debate da reforma política completa o quadro promissor para o avanço nessa área", afirmou.

De acordo com o presidente, as instituições políticas devem acompanhar o avanço alcançado pelo Brasil nos planos econômico e social. "Assim como a boa política sempre está de mãos dadas com uma economia vigorosa, a economia não pode prescindir de uma política forte e justa", defendeu Maia.

Também participaram da sessão, o presidente do Senado, José Sarney, o vice-presidente da República, Michel Temer, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, e o ministro do Supremo Tribunal Federal Ayres Britto.