Câmara homenageia Angela Maria e Cauby Peixoto com a Medalha do Mérito Legislativo
A condecoração, criada em 1983, é uma forma de homenagear personalidades, que realizam serviços ou ações de relevância para a sociedade e para o Legislativo
27/06/2012 15h10
Nesta quarta-feira (27), a Câmara dos Deputados homenageou os cantores Angela Maria e Cauby Peixoto com a sua mais alta condecoração, a Medalha do Mérito Legislativo. A cerimônia foi prestigiada pelo presidente da Casa, Marco Maia, pelo 2º Secretário, Jorge Tadeu Mudalen, e demais parlamentares, no Salão Negro da Câmara dos Deputados.
Cantora desde os 19 anos, Angela Maria, com grande sucesso no país, levou a música brasileira para o mundo. Foi consagrada como uma das grandes intérpretes do gênero samba-canção. Entre os sucessos de Angela Maria estão "Não Tenho Você", "Babalu", "Moça Bonita" e "Tango para Teresa".
Já Cauby, com mais de 50 anos de carreira, teve sua voz caracterizada pelo timbre grave e aveludado. Foi considerado por revistas internacionais como O Elvis Presley brasileiro. Cauby também foi o primeiro cantor brasileiro a gravar uma canção de rock em português. Seu grande sucesso, até hoje, é a música "Conceição".
Marco Maia destacou que os homenageados foram decisivos na contribuição para o fortalecimento da democracia, da cultura e da música do Brasil. "Angela Maria e Cauby sempre demostraram, através da sua música, a sua vontade e indignação, questionaram o nosso público e os valores da sociedade. Portanto, contribuíram também, de forma decisiva, para que o Brasil pudesse se transformar em uma nação verdadeiramente democrática, para que o Brasil pudesse ser um país mais digno e mais justo para seu povo. Nós do Parlamento brasileiro, que temos a responsabilidade de representar o povo, não temos dúvida de que a sociedade gostaria muito de prestar uma homenagem como esta ao Cauby e a Angela Maria", destacou Marco Maia.
Em seu discurso, Marco Maia lembrou que a Câmara aprovou, no ano passado, a PEC da Música, que concede imunidade tributária a CDs e DVDs com obras musicais de autores brasileiros. Ele também ressaltou que foi aprovado ontem (26) o Sistema Nacional de Cultura (PEC 416/05), que estabelece a ampliação progressiva dos recursos públicos para o setor. "A Câmara dos Deputados tem votado e trabalhado de forma intensa no sentido de dar à cultura brasileira o status que ela merece. É ela que é integradora e organizadora do nosso país. O Brasil tem um povo multicultural", afirmou o presidente da Casa.