Anteprojeto do Estatuto da Diversidade Sexual chega à Câmara

A proposta, de iniciativa da OAB, foi entregue ao presidente Marco Maia nesta terça.
23/08/2011 19h00

JBatista/Agência Câmara

Anteprojeto do Estatuto da Diversidade Sexual chega à Câmara

O presidente da Câmara, Marco Maia, recebeu nesta terça-feira (23), o anteprojeto que propõe a criação do Estatuto da Diversidade Sexual. O documento foi entregue por Maria Berenice Dias, presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidade autora da proposta.
    Além de combater a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero e criminalizar a homofobia, o Estatuto da Diversidade Sexual contém normas de natureza civil e penal que asseguram diversos direitos a homossexuais, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros e intersexuais. “Não existe no Brasil ou no mundo, algo tão abrangente e inovador”, destacou Maria Berenice.
    Marco Maia elogiou a iniciativa da OAB e afirmou que a contribuição da entidade é essencial para aprofundar o debate dentro da Câmara dos Deputados. “Toda contribuição que a sociedade brasileira traz à Câmara ajuda a avançar no processo legislativo e a aprofundar a discussão dos ‘temas polêmicos’ no Parlamento. Este é um tema que precisamos avançar e uma proposta como essa pode contribuir para esse debate”, declarou.
Também participaram do encontro os deputados Janete Pietá (PT/SP), Jean Wyllys (PSOL/RJ) e Manuela D’Ávila (PcdoB/RS).