“O jogo da solidariedade serve para estimular as pessoas para agir no sentido de ajudar os portadores de deficiência do nosso país”, destaca Marco Maia
No sábado (05), o Estádio da Ulbra em Canoas foi palco de um grande show dado pelos deputados federais e estaduais. Em clima de grande confraternização, o jogo terminou em 3 a 2 para o time local. Antes e depois do jogo, o presidente da Câmara dos Deputados e um dos idealizadores do evento esportivo, Marco Maia (PT/RS), frisou a importância da solidariedade.
O jogo foi emocionante. A torcida aplaudia cada vez que Romário tocava na bola. Ele dominou o primeiro tempo. Fez dois belos gols, para o delírio dos fãs. Danrlei, consagrado no gol, jogou como zagueiro e mostrou excelente futebol. No segundo tempo, os deputados estaduais, com reforços de outras lideranças políticas do RS, conseguiram empatar e em seguida virar o jogo. Quase o final da partida, lance decisivo para o time federal, um penalty. A torcida pedia Romário, mas desta vez foi Popó para a bola, mas o deputado baiano, bom no boxe, chutou para fora, para desespero do técnico, o deputado federal Júlio Delgado.
“O jogo da solidariedade serve para estimular as pessoas para agir no sentido de ajudar os portadores de deficiência do nosso país. Ao mesmo tempo, estamos caminhando para a Copa do Mundo e discutindo os temas relacionados à competição, afirmando que devemos deixar um legado que ajude a qualificar a vida do nosso povo. A Câmara dos Deputados vai fazer a sua parte e votar as iniciativas que ajudem na realização da Copa, mas vai também fiscalizar para que as obras sejam bem feitas, que haja transparência, mas principalmente a partir da obras que serão realizadas, se possa vislumbrar boas melhorias na qualidade do povo brasileiro”, destacou Marco Maia.
Apae e Pestalozzi Canoas
Na manhã do sábado, os deputados visitaram as duas instituições e conheceram de perto o trabalho e funcionamento delas, como as oficinas.
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é reconhecida por ser uma organização da sociedade civil, filantrópica e o Instituto Pestalozzi Canoas, é uma associação civil sem fins lucrativos pioneiro na educação especial no Brasil.
Marco Maia explica que essa iniciativa que “aqui no Rio Grande do Sul acontece em parceria com a Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa, já tem acontecido em outros Estados do Brasil com apoio do Legislativo”. Ele disse que “tem sido em todos os Estados atividades muito proveitosas porque acaba também mobilizando todos os atores sociais”. Outros pontos destacados pelo parlamentar é reforçar o espírito de solidariedade do gaúcho e chamar atenção da sociedade para situação vivida pelas pessoas portadoras de deficiência.
Jogadores
Time Federal: Marco Maia, Romário, Popó, Danrlei, Bohn Grass, Afonso Hamm, Alberto Filho, Alexandre Roso, Delegado Protógenes, Deley, Fábio Faria, Felipe Bornier, Francisco Escórcio, Guilherme Mussi, Hélio Santos, Irajá Abreu, Izalci, Jefferson Campos, Jhonatan de Jesus, Jose Stédile, Marcelo Matos, Renan Filho e Vieira da Cunha comandados por Júlio Delgado.
Time Estadual: Adão Villaverde, Cassiá Carpes, Nelsinho Metalurgico, Alexandre Postal, Edegar Pretto.
Árbitro: Carlos Eugênio Simon, coordenador executivo do Comitê Organizador da Copa do Mundo no RS
Homenagem ao presidente Lula
No início da partida os jogadores seguraram faixas com os dizeres: “Força Lula. Estamos contigo”. O ex-presidente da República está fazendo tratamento contra um câncer na laringe, desde o dia 31 de outubro.