Presidente vai criar comissão especial sobre políticas da primeira infância

Anúncio foi feito pelo deputado Henrique Eduardo Alves na abertura do seminário sobre Marco Legal da Primeira Infância, na manhã desta terça-feira (16).
16/04/2013 21h27

Rodolfo Stuckert

Presidente vai criar comissão especial sobre políticas da primeira infância

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, anunciou que irá criar uma comissão especial para tratar das políticas voltadas à primeira infância. O anúncio foi feito na abertura do Seminário Marco Legal da Primeira Infância, nesta terça-feira (16), na Câmara.

"Na infância, definem-se os padrões de comportamento que a pessoa levará consigo por toda a vida e que servirão como guias para os problemas e desafios que deverá enfrentar", disse o presidente. "Nesse contexto, é tarefa inadiável do Estado criar mecanismos de apoio e proteção à infância e oferecer condições mínimas para que toda criança possa se transformar num adulto psicologicamente equilibrado, emocionalmente maduro e socialmente integrado", completou Henrique Eduardo Alves. Leia aqui a íntegra do discurso do presidente. 

O evento reúne parlamentares e especialistas de 16 países com o objetivo de avaliar legislação e programas voltados às crianças de zero a seis anos no Brasil e em outras nações. Cerca de 500 pessoas se inscreveram no seminário.

 

O coordenador da Frente Parlamentar da Primeira Infância, deputado Osmar Terra (PMDB-RS), destaca que a ideia do seminário é justamente trocar informações para o desenvolvimento de uma legislação que perenize as políticas para essa faixa etária da população.

"Existem alguns programas andando no Brasil, iniciativas do governo como o Brasil Carinhoso, mas falta ainda juntar tudo isso num corpo de regras e leis que perdurem no tempo”, observou o parlamentar. “Estamos tentando criar um Estatuto da Primeira Infância, dentro do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA Lei 8.069/90), para perenizar os programas e fazer com que todas as crianças brasileiras tenham acesso ao que existe de mais moderno em programas educacionais e de saúde", disse.  Todas as iniciativas debatidas durante o seminário e que forem convertidas em propostas serão analisadas pela comissão especial que será criada.

Com informações da Agência Câmara.