Presidente recebe visita oficial de delegação da Líbia

Durante o encontro, foram discutidos o intercâmbio parlamentar e as relações bilaterais. Henrique Eduardo Alves convidou os parlamentares da Líbia para acompanharem as comemorações dos 25 anos da Constituição de 88.
17/04/2013 19h15

Rodolfo Stuckert

Presidente recebe visita oficial de delegação da Líbia

O presidente da Câmara recebeu em audiência, nesta quarta-feira (17), o vice-primeiro ministro da Líbia, Abdussalam Al-Qadi, acompanhado de delegação de autoridades daquele país. O deputado Adrian (PMDB/RJ), que esteve em Trípoli, capital da Líbia, em missão oficial, em dezembro de 2012, também participou da audiência.
Henrique Eduardo Alves destacou o caráter democrático do Parlamento brasileiro e externou sua esperança que a nova constituição líbia, que será elaborada este ano, possa consolidar um regime democrático. " Posso afirmar que não há melhor caminho para aliar o poder econômico e a força do poder da justiça social do que o Parlamento", disse o presidente, explicando que está no Parlamento há 42 anos, tendo sido eleito deputado federal onze vezes consecutivas.
O presidente convidou os parlamentares da Líbia a visitarem a Câmara dos Deputados na semana do dia 5 de outubro, quando se comemoram 25 anos da promulgação da Constituição Federal de 88. "Vocês teriam a oportunidade de acompanhhar como se fez o processo da Constituinte, do qual eu participei", afirmou Henrique Eduardo Alves.
Abdussalam Al-Qadi agradeceu o convite e ressaltou a importância das relações bilaterais: " Muitos países nos fizeram convites para visitas oficiais, mas priorizamos o Brasil por reconhecermos o interesse do Brasil na Líbia. A relação da Líbia com o Brasil é essencial, precisamos do ponto de vista econômico, para a construção do regime democrático, esperamos o investimento firme das empresas brasileiras."
Os setores de construção, petróleo e infra-estrutura são os que recebem maior fluxo de investimento brasileiro na Líbia. A balança comercial entre os dois países sofreu queda significativa com o conflito interno iniciado em 2011 que resultou na queda do regime militar liderado por Muammar Kadafi e na instalação de um governo de transição para um regime democrático, mas já há nítida tendência de recuperação econômica.
O vice-primeiro ministro afirmou que também há o interesse de intercâmbio parlamentar. "Queremos muito a troca com os parlamentares brasileiros, tanto novas visitas à Líbia, como a vinda de parlamentares de lá aqui para conhecer como funciona o Congresso Nacional", disse.
O deputado federal Adrian (PMDB/RJ) fez um relato sobre a sua visita à Líbia e elogiou seu potencial econômico: "É um país altamente promissor, que está assumindo o seu poderio econômico. Um país voltado totalmente para a democracia."