Presidente da Câmara discute participação do parlamento na definição de metas de desenvolvimento da ONU

Alves participa em Nova York da Audiência Parlamentar Anual das Nações Unidas – evento paralelo da 68ª Assembleia Geral da ONU. No evento, parlamentares de vários países discutem o papel dos parlamentos na implementação dos novos objetivos e metas do desenvolvimento sustentável da entidade.
14/11/2013 09h39

Foto: Rodolfo Stuckert

Presidente da Câmara discute participação do parlamento na definição de metas de desenvolvimento da ONU

Para Alves, parlamentos podem ajudar ONU a definir metas

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, se reúne nesta quinta-feira (14), às 15h30, com o secretário-geral adjunto das Nações Unidas, Jan Eliasson, para discutir o papel dos parlamentos na definição e implementação da agenda de desenvolvimento da entidade pós-2015, quando se encerra o prazo final para o cumprimento das metas estabelecidas em setembro de 2000 na Cúpula do Milênio. Alves participa em Nova York da Audiência Parlamentar Anual das Nações Unidas – evento paralelo da 68ª Assembleia Geral da ONU.

No evento, parlamentares de vários países discutem o papel dos parlamentos na implementação dos novos objetivos e metas do desenvolvimento sustentável; um novo modelo econômico de desenvolvimento sustentável; as políticas de gênero como eixo para o desenvolvimento; e o papel da governança democrática no desenvolvimento sustentável.

Henrique Alves vai reiterar ao secretário-adjunto das Nações Unidas a importância do envolvimento dos legislativos de cada país na implementação das metas, já que a maior parte das medidas para garantir o atendimento aos objetivos estabelecidos pela ONU dependem de aprovação dos parlamentos de cada país. Ele vai relatar exemplos de ações bem sucedidas de desenvolvimento sustentável no Brasil, cuja implantação foi negociada junto ao Legislativo.

Para o presidente Henrique Eduardo Alves, o envolvimento dos legislativos de cada país no processo de discussão e definição das metas contribui para acelerar a implementação dos objetivos que serão estabelecidos pela ONU.

Além da reunião com o secretário-adjunto da ONU, Henrique Alves também terá reuniões com o presidente da 68º Assembleia Geral das Nações Unidas, John Ashe; o representante brasileiro na ONU, embaixador  Antonio Patriota; e o presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, embaixador Liu Jieye.

Além do presidente, integram a comitiva o segundo vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Faria (PSD-RN); o primeiro secretário da Câmara, deputado Márcio Bittar (PSDB-AC); os líderes do PP, deputado Eduardo da Fonte (PE), e do PDT, deputado André Figueiredo (CE); e os deputados Danilo Forte (PMDB-CE) e Esperidião Amin (PP-SC).

 

Confira a agenda:

14 de novembro de 2013 – quinta-feira

5h10 – Chegada à Nova York

14h30 – Credenciamento

15H30 – Encontro com o secretário-geral adjunto das Nações Unidas, Jan Eliasson

 

15 de novembro de 2013 – sexta-feira

10 horas – Encontro com o presidente da 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas, John Ashe.

11 horas – Entrevista à Radio ONU

18 horas – Reunião de trabalho na missão permanente do Brasil na ONU

19 horas – Recepção oferecida pelo representante brasileiro na ONU, embaixador Antônio Patriota

 

18 de novembro – segunda-feira

10 horas – Encontro com o presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Liu Jieyi

 

15 Horas – Retorno ao Brasil