Presidente convida índios para negociação e plenário retoma votações

Após reunião com lideranças indígenas, o presidente da Câmara afirmou que a comissão especial para análise da Proposta de Emenda à Constituição 215/00 não será instalada até o final do primeiro semestre. Com isso, os índios, que já haviam desocupado o plenário da Câmara, decidiram deixar a Câmara.
16/04/2013 22h30

 

Depois de encerrar a sessão ordinária da tarde desta terça-feira (16) diante da manifestação de índios contrários à Proposta de Emenda à Constituição 215/00 que invadiram o Plenário da Câmara dos Deputados, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, convidou as lideranças indígenas a um encontro e chegou a um acordo que adiou para o final do primeiro semestre a possibilidade de instalação da comissão especial que analisará o mérito da proposta.

Nesta quarta-feira (17), será formada uma mesa de negociação com parlamentares da Frente Parlamentar Indígena, com defensores da proposta e com lideranças indígenas com o objetivo de de discutir a emenda e outros assuntos de interesse dos povos indígenas. A PEC 215/00 transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas no Brasil.

Alves disse que os deputados respeitam os povos indígenas, mas pediu que os líderes desses povos também respeitem o Parlamento. "A todos os povos indígenas, manifestamos o nosso respeito quanto às suas manifestações culturais. Mas quem respeita também merece respeito", afirmou.

"Já assisti, nessa Casa, a momentos dos mais difíceis de alegria e de frustração. E, por isso mesmo, o respeito a esse Plenário é inegociável porque é o espaço mais democrático que o povo brasileiro pode encontrar em qualquer lugar", disse.

Com informações da Agência Câmara.