Parlamentos do Brasil e EUA querem ter agenda anual de trabalho
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, anunciou nesta quarta-feira (22), durante palestra realizada no Wilson Center, em Washington, D.C. (EUA), que pretende intensificar o relacionamento entre os Parlamentos do Brasil e dos Estados Unidos.
"O Legislativo tem a marca do voto direto do povo americano e do povo brasileiro. Podemos ampliar o protagonismo do Poder Legislativo nas relações bilaterais, com viés mais agressivo, mais participativo", declarou o presidente.
Em jantar realizado na noite desta terça-feira (21), com integrantes do Grupo Parlamentar de Amizade Estados Unidos-Brasil (Brazil Caucus), essa interação entre os Legislativos foi defendida como uma ferramenta na consolidação das relações entre os dois países.
"Pretendemos programar o primeiro encontro no início do próximo ano com parlamentares dos dois países, para tratar uma pauta anual de trabalho entre os dois parlamentos", disse Henrique Eduardo Alves. O principal anfitrião do encontro foi o representante republicano Devin Nunes, da Califórnia, co-presidente do Brazil Caucus.
Na tarde de terça-feira, a delegação oficial, que conta com a presença dos deputados Nelson Pellegrino (PT/BA), Vieira da Cunha (PDT/RS), Arthur Lira (PP/AL) e Luciana Santos (PCdoB/PE), foi recebida pelo presidente da Casa dos Representantes, John Boehner, e pela Comissão de Relações Exteriores da Casa.
De Washington, o presidente Henrique Eduardo Alves segue para Nova York, onde participa, na manhã desta quinta-feira (23), de encontro de trabalho na Americas Society & Council of the Americas.
Leia aqui a íntegra da palestra do presidente.