Mesa Diretora vai analisar Caso de João Paulo na próxima quarta-feira
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, convocou reunião da Mesa Diretora para a próxima quarta-feira (12) para analisar o caso de João Paulo Cunha (PT-SP). A Mesa decidirá sobre a abertura do processo para a perda de mandato do parlamentar petista.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, decretou a prisão de João Paulo nesta terça-feira (4) e expediu ofício, comunicando à Câmara o trânsito em julgado da condenação do deputado. Tão logo foi informado sobre a notificação, Alves convocou a reunião.
João Paulo Cunha foi condenado a 9 anos e 4 meses de prisão por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato. A execução da pena determinada pelo ministro Joaquim Barbosa, no entanto, se refere apenas às punições por corrupção e peculato, que totalizam 6 anos e 4 meses de prisão (regime semiaberto).
Em discurso no Plenário no mês passado, João Paulo Cunha reafirmou que é inocente. Segundo ele, Joaquim Barbosa se baseou em acusações seletivas e “virou as costas” para documentos que comprovariam a sua inocência.