Henrique Eduardo Alves destaca pioneirismo da mulher potiguar na política

Presidente da Câmara homenageia as mulheres potiguares ao relembrar os esforços nacionais e internacionais na luta pela inclusão feminina na vida política.
06/03/2013 12h25

Rodolfo Stuckert

Henrique Eduardo Alves destaca pioneirismo da mulher potiguar na política

Henrique Alves destaca participação feminina na política

Ao participar de sessão solene do Congresso Nacional em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, fez um histórico dos esforços pela inclusão da mulher no panorama político brasileiro, reconhecendo que a participação feminina atual - 9% na Câmara e 10% no Senado, ainda é baixa, tendo em vista que as mulheres já constituem mais de 50% da população brasileira.
O presidente destacou o pioneirismo do seu estado, o Rio Grande do Norte, no reconhecimento dos direitos das mulheres de participarem do processo eleitoral.
"Assim é que ali, no município de Lajes, em abril de 1928 e com 60% dos votos válidos, Alzira Teixeira Soriano elegeu-se uma das primeiras prefeitas do Brasil e da América do Sul", lembrou Henrique Eduardo Alves. O presidente citou ainda Júlia Alves Barbosa e Joana Cacilda de Bessa, eleitas intendentes municipais potiguares por Natal e Pau dos Ferros, respectivamente, o equivalente ao atual mandato de vereador.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que o fato de o Brasil ter uma mulher, Dilma Rousseff, na Presidência da República, não é suficiente para se afirmar que o país ofereça igualdade de oportunidades para homens e mulheres. "A discrepância entre o salário médio de admissão de homens e mulheres persiste e há divergências nas remunerações das mesmas funções", disse Renan.