Henrique Alves participa de lançamento de livro sobre trabalho de advogados na ditadura
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, participou nesta quarta-feira (2) do lançamento do livro “Coragem: A Advocacia Criminal nos Anos de Chumbo”, organizada pelo deputado José Mentor (PT-SP). Alves é autor de um dos prefácios da obra de iniciativa da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP).
“Nos anos de chumbo, o papel dos advogados criminalistas foi fundamental para aumentar a esperança da resistência. Bastava uma frase, uma entrevista, que o ânimo se renovava”, afirmou o presidente da Câmara no ato de lançamento realizado no Salão Nobre da Câmara.
A obra lista 161 nomes de advogados que atuaram em favor da democracia no Brasil, entre os anos de 1960 e 1980. O livro, de cerca de 200 páginas, apresenta uma sequência de relatos e imagens de 86 dos homenageados, que resgatam as experiências profissionais, casos de destaque, situações pitorescas, dificuldades e análises da conjuntura política à época.
José Mentor explicou que o objetivo da obra é “manter viva” a história de um período de repressão e autoritarismo para evitar que esses episódios se repitam. Ele afirmou que muitos desconhecem o papel dos advogados na luta contra os arbítrios cometidos neste período. Um trabalho que, segundo ele, contribuiu para salvar muitas vidas.