Deputados pedem instalação da CPI da Telefonia Móvel

Presidente da Câmara lembra que ordem de apresentação de pedidos de abertura de comissões de inquérito deve ser observada.
06/03/2013 11h30

Rodolfo Stuckert

Deputados pedem instalação da CPI da Telefonia Móvel

Tarifas abusivas e má qualidade do serviço prestado pelas operadoras podem ser investigadas

Os deputados Cézar Halum (PSD/TO), Junji Abe (PSD/SP) e Roberto Teixeira (PP/PE) estiveram na manhã desta quarta-feira (6) com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para solicitar a instalação da CPI da Telefonia Móvel. Halum é o autor de um dos requerimentos que solicitam a criação de uma comissão para investigar a existência de tarifas abusivas e má qualidade dos serviços prestados pelas operadoras.
"Temos 252 milhôes de celulares no Brasil, mais de uma linha por habitante. Desses, 83% são de pré-pagos, usados em sua maioria por pessoas das classes C, D e E. São as tarifas mais altas. É o único setor em que o pobre subsidia o rico. Na luz ou na água, há a tarifa social. Na telefonia, não", disse Halum.
Há dois pedidos de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito: um, de iniciativa do deputado Ronaldo Nogueira (PTB/RS), é o sexto da fila; o outro, de Cézar Halum, é o décimo segundo. O presidente Henrique Eduardo Alves ressaltou que é necessário observar a ordem de apresentação dos pedidos de abertura de CPIs, mas que entendia a importância do assunto.
No momento, há três CPIs em funcionamento na Câmara: a de Trabalho Escravo; de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; e a de Tráfico de Pessoas no Brasil. Regimentalmente, só podem haver cinco comissões de inquérito em atividade simultaneamente.