Comitiva de parlamentares debate relação entre Brasil e China na Assembleia de Shaanxi
A Comitiva da Câmara dos Deputados que visita a China se reuniu, nesta quarta-feira (16), com o Presidente da Assembleia Popular da Província de Shaanxi, Zhao Leji, para debater o fortalecimento das relações comerciais e culturais entre os dois países.
O grupo de parlamentares brasileiros, chefiado pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, destacou a evolução do intercâmbio comercial entre Brasil e China, que há dez anos não chegava a 5 bilhões de dólares e hoje já ultrapassa os 80 bilhões de dólares, e apresentou um cenário de estabilidade política e econômica para atrair mais investimentos do país asiático.
Alves também lembrou que o presidente da China, Xi Jinping, deverá visitar o Congresso Nacional em julho, durante a visita oficial que fará ao Brasil por ocasião da reunião de cúpula dos Brics – grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul –, prevista para ocorrer em 15 de julho em Fortaleza. Terminada a reunião de cúpula, Xi Jinping ficará no Brasil por dois dias para uma visita de estado.
O presidente da Câmara salientou ainda o convite feito a Xi para que, durante a visita, ele faça um discurso no Congresso direcionado aos brasileiros, para aproximar ainda mais os povos dos dois países. “O Legislativo brasileiro tem muita força na democracia, representa o povo brasileiro, e pode contribuir para deixar cada vez mais forte as relações entre as populações da China e do Brasil”, disse.
Além de Henrique Alves, integram a comitiva brasileira os deputados Marco Maia (PT-RS), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Antonio Imbassahy (PSDB-BA), Felipe Maia (DEM-RN) e Osmar Junior (PCdoB-PI), que é presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China.