Comissão da Verdade pede ajuda a Alves para concluir o caso de Rubens Paiva
O coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, esteve na Câmara nesta terça-feira (18) para pedir apoio ao presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, para a conclusão das investigações sobre o desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva ocorrido em 1971, durante a ditadura militar.
Depoimentos de militares à comissão já confirmaram que Rubens Paiva foi torturado e assassinado, mas ainda não há informações sobre o paradeiro do seu corpo. Reportagem do jornal “O Globo” afirma que o corpo foi enterrado em uma praia e, posteriormente, jogado no mar.
A comissão pretende ouvir novamente o general José Antônio Nogueira Belham, que teria essa informação, mas não quer mais falar sobre o assunto.
Prorrogação em análise
Em maio de 2012, a presidente Dilma Rousseff criou a Comissão da Verdade para examinar e esclarecer as violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar. As atividades da comissão deveriam ter sido encerradas em maio deste ano, mas a presidente editou uma medida provisória (MP 632/13) prorrogando o funcionamento do grupo até 16 de dezembro. Essa MP ainda está sendo analisada pelo Congresso.
Com informações da Agência Câmara.