Câmara promove maratona hacker para estimular participação popular
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, participou nesta quarta-feira da Maratona Hacker Hackathon. O evento que envolve um concurso para produção de aplicativos para estimular participação popular no trabalho legislativo ocorre no prédio da Câmara em Brasília.
Henrique Alves conversou com os participantes do concurso e internautas no espaço montado para o evento no Salão Branco do Congresso. Ele reafirmou o compromisso de sua gestão com a transparência e o envolvimento do cidadão com o trabalho legislativo e parlamentar.
Ele afirmou aos hackers que os aplicativos que forem selecionados vão se integrar aos esforços e iniciativas que a Câmara vem desenvolvendo nos últimos anos para aumentar a transparência e estimular a participação popular.
No espaço montado com internet de alta velocidade e projetores multimídia, os hackers terão três dias para desenvolver os aplicativos a partir dos dados disponíveis no portal da Câmara na internet e de outras bases públicas, além de conversas informais com parlamentares, gestores e técnicos da Casa.
Uma comissão avaliadora formada por um parlamentar, técnicos da Casa e representantes da sociedade vai escolher os três vencedores, que receberão, cada um, R$ 5 mil de prêmio com patrocínio do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis).
A ideia é que os três aplicativos ganhadores e outros avaliados pela comissão estejam no site da Câmara e disponíveis para acesso público até o final de novembro.