Câmara pode votar aposentadoria especial para garçons antes do recesso, diz presidente

Presidente Henrique Eduardo Alves se reúne com garçons no cafezinho do Salão Verde e afirma que quer colocar projeto que garante regras diferenciadas para a aposentadoria da categoria ainda em julho.
12/06/2013 19h55

Roberto Rodrigues

Câmara pode votar aposentadoria especial para garçons antes do recesso, diz presidente

Projeto garante aposentadoria especial para garçons

Ao se encontrar com representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares do DF (SECHOSC-DF), o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, afirmou que quer colocar em votação antes do recesso parlamentar de julho o projeto de lei que garante aposentadoria especial para garçons e outros profissionais.
O PLP 201/2012, já aprovado pelo Senado Federal e que tramita em regime de urgência na Câmara, prevê a concessão de aposentadoria após 25 anos de contribuição ao garçom, maître, cozinheiro de bar ou restaurante ou confeiteiro. O relator do projeto na Câmara, deputado deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF), acompanhou o encontro dos garçons com o presidente da Câmara. Atualmente, segundo o vice-presidente do SECHOSC-DF, Orlando Cândido, os trabalhadores do setor, para obterem a aposentadoria integral, seguem as regras normais do INSS: 35 anos de contribuição para os homens, e 30 anos para as mulheres.