Câmara homenageia 20 anos da Advocacia-Geral da União

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, disse que a atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) têm garantido a solução de conflitos e o equilíbrio na atuação das entidades que representa no âmbito do poder público. Ele participou nesta quarta-feira de sessão em homenagem aos 20 anos da AGU no plenário Ulysses Guimarães.
18/12/2013 10h54

Foto: Rodolfo Stuckert

Câmara homenageia 20 anos da Advocacia-Geral da União

Alves: trajetória do órgão foi marcada por avanços e conquistas

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, disse que a atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) têm garantido ao longo das duas últimas décadas solução de conflitos e o equilíbrio na atuação das entidades que representa no âmbito do poder público. Ele participou nesta quarta-feira de sessão em homenagem aos 20 anos da AGU no plenário Ulysses Guimarães, proposta pelos deputados Odair Cunha (PT-MG), Edinho Bez (PMDB-SC), Fábio Trad (PMDB-MS), Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Alex Canziani (PTB-PR).

Ele afirmou que a trajetória do órgão neste tempo foi marcada por importantes conquistas e avanços, “contribuindo de modo decisivo para o perfeito desempenho das funções de representação judicial e consultoria”.

Henrique Alves lembrou que a criação da AGU estava prevista na Constituição de 1988, mas as atividades do órgão só começaram efetivamente cinco anos depois. “Servindo à União e suas autarquias e fundações públicas, a Advocacia-Geral da União responde, por exemplo, pela cobrança e recuperação de vultosas parcelas de créditos públicos”.

A relação entre o Poder Legislativo e a AGU também foi citada por Henrique Alves em seus pronunciamento. Ele lembrou que, além do trabalho do escritório de representação da AGU na Câmara, foi criada em 2011 a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública. “Isso demonstra a aproximação das duas instituições e a necessária consciência acerca da dimensão dos desafios, das dificuldades, das expectativas e das reivindicações relacionadas ao ofício dos advogados públicos”, afirmou o presidente da Câmara, elogiando o trabalho desenvolvido pelo atual advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, e seus antecessores.