Câmara homenageará ex-presidente Lula nesta terça-feira

Luiz Inácio Lula da Silva receberá a Medalha “Suprema Distinção” em sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, marcada para as 15 horas. Homenagem foi proposta pelos deputados Simão Sessim e Eduardo da Fonte.
25/10/2013 14h41

Em sessão solene a ser realizada na terça-feira (29/10), às 15 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, a Câmara dos Deputados concederá a Medalha “Suprema Distinção” ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que governou o País por dois mandatos, entre 2003 e 2011.

A medalha “Suprema Distinção Câmara dos Deputados” foi criada pelo Ato da Mesa 136/02, e destina-se a “agraciar os soberanos, os chefes de Estado, o presidente do Senado Federal, o presidente da República, o presidente do Supremo Tribunal Federal e altas personalidades estrangeiras e nacionais que, pelos serviços relevantes realizados em sua atuação pública, tenham-se tornado merecedores de especial reconhecimento da Câmara dos Deputados".

A medalha pode ser concedida pela Mesa Diretora, por proposta de um ou mais de seus membros, devidamente justificada; ou pelo presidente da Câmara dos Deputados, por iniciativa própria. Os deputados Simão Sessim (PP-RJ), que é segundo-secretário da instituição, e Eduardo da Fonte (PP-PE) indicaram o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser homenageado com a comenda.

Em novembro de 2002, o então presidente da República Fernando Henrique Cardoso foi homenageado com a medalha, ao lado de outras personalidades da vida nacional, como o escritor Carlos Drummond de Andrade – in memoriam, representado na cerimônia pelo neto Pedro Drummond –, a atriz Fernanda Montenegro, a coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, o artista plástico Siron Franco, o cacique Raoni e o empresário Antônio Ermírio de Moraes.