Câmara dos Deputados vai instituir Prêmio Câmara Cascudo

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, informou nesta quarta-feira (26) que, assim que a pauta for liberada, vai incluir na Ordem do Dia do Plenário projeto de resolução que institui o prêmio Câmara Cascudo. O Prêmio será concedido a instituições e projetos com contribuições relevantes à promoção da cultura popular em diferentes categorias.
26/03/2014 16h01

Foto:Senado

Câmara dos Deputados vai instituir Prêmio Câmara Cascudo

Projeto de resolução na pauta do Plenário institui o prêmio

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, informou nesta quarta-feira (26) que, assim que a pauta for liberada, vai incluir na Ordem do Dia do Plenário projeto de resolução que institui o prêmio Câmara Cascudo. A expectativa é votar as matérias que trancam a pauta até a primeira semana de abril.

O Prêmio Câmara Cascudo para Promoção do Folclore Brasileiro será concedido a instituições e projetos com contribuições relevantes à promoção da cultura popular em diferentes categorias. Poderão ser premiados estudos e pesquisas sobre a cultura popular; ações em favor da integração entre a cultura popular e a educação formal; e tesouros vivos (mestres da cultura popular) que se destaquem em suas áreas de atuação.

A concessão do prêmio será feita pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, através de proposição dos parlamentares, mediante inscrição dos candidatos. Serão entregues aos escolhidos diploma e medalha cunhada com a imagem de Luiz da Câmara Cascudo, em homenagem ao potiguar, estudioso do folclore brasileiro. A sessão solene será realizada em dezembro de cada ano, antes do recesso parlamentar, em homenagem ao aniversário de Cascudo.

De acordo com o texto que será submetido ao Plenário “a indicação será apresentada em forma de relato sintetizado, trabalhos ou ações desenvolvidos pelo indicado, devidamente fundamentado, com dados qualificados e informações comprobatórias, podendo ser acompanhada de material ilustrativo”. A escolha será feita por uma comissão representativa dos partidos na Câmara dos Deputados e presidida pelo presidente da Comissão de Cultura.

Em sua justificativa, o autor do projeto, deputado Francisco Chagas (PT-SP), argumenta que a promoção do folclore brasileiro ainda não recebe o reconhecimento adequado do poder público e da sociedade. “O prêmio tem por objetivo valorizar e divulgar as criações culturais tradicionais do Brasil que alicerçam a nossa identidade social e garantem a riqueza e a diversidade da nossa cultura”, diz o deputado.

A escolha de Câmara Cascudo para dar nome ao prêmio foi feita em razão de o pesquisador ser uma das maiores referências brasileiras no estudo da cultura popular nacional. Historiador, jornalista, antropólogo e advogado, Cascudo nasceu em Natal em 30 de dezembro de 1898. Ele dedicou sua vida ao estudo da etnografia e do folclore brasileiro. Entre suas obras destaca-se o Dicionário do Folclore Brasileiro, publicado em 1952, referência absoluta para estudiosos do tema no Brasil e no mundo.